Carga tributária vai subir: é garantido

O Globo de hoje mostra que os brasileiros pagarão mais Imposto de Renda em 2011. Explicação: a tabela do IR-pessoa física não será reajustada. Como praticamente todos terão ganhos nominais de renda, a mordida será maior. Para muitos será pior, pois haverá os que mudarão de faixa, passando para a alíquota de 27,5%.

A presidente eleita vai trabalhar duro para aumentar a carga tributária. Os riscos de a CPMF voltar são grandes, principalmente depois que ela disse que o dinheiro é para a saúde e que os governadores é que estão pedindo. A jogada é conhecida. Transfere-se para outrem a responsibilidade de nossos próprios atos. O governo federal é quem quer o monstrengo ressuscitado, pois já falou em aumento real do salário mínimo e do Bolsa Família. Injeção direta na veia dos gastos. A malsinada CPMF acrescentará 1,5 ponto percentual do PIB na carga tributária.

Mas não é só por esses dois motivos que a carga tributária tende a crescer. A abertura de capital das empresas eleva a arrecadação. Submetida a auditoria externa e ao crivo dos investidores, não pode mais sonegar, o que é bom, mas significa mais receita.

A marcha inexorável do aumento da carga tem outra origem poderosa: o ICMS. Os Estados se encantaram de vez com a substituição tributária, desta vez com a adesão entusiasmada do Estado de São Paulo. Até recentemente, o fisco paulista era uma fortaleza a resistir à guerra fiscal e a outras ações que minam a qualidade do tributo. Na atual administração, São Paulo caiu na gandaia. O objetivo é arrecadar. A eficiência da economia e a boa alocação dos recursos que se danem. Na substituição tributária, o ICMS é arrecadado inteiramente na fonte de produção. O governo fixa arbitrariamente o valor adicionado na cadeia tributária e embolsa todo o ICMS de uma só vez. O problema é que distintas formas de produzir a mesma mercadoria variam de empresa para empresa. Há muitos outros problemas que não vale aqui comentar. O método arrebenta a qualidade do ICMS, mas combate eficazmente a sonegação. Como se sabe, os piores tributos são os mais eficazes em arrecadar.

E ainda tem gente acreditando que será possível uma reforma tributária no governo Dilma.

2 Responses to “Carga tributária vai subir: é garantido”

  • Joao Coutinho says:

    A revolução Francesa, 1789-1799, deixou como herança o sentimento de que a liberdade de um cidadão aumenta conforme o papel do estado se amplia!!! O Brasil sempre fracassou usando este conceito. Hoje, li no jornal Oglobo que uma gerente de hospital foi presa por culpa do estado. Um Juiz decretou sua prisao por não ter atendido um paciente!, Como podia se não existia leito!!!! 
    Saude, educaçāo, previdencia, infraestrutura… Alguem pode me dizer o que esta melhor?

    Prefiro a revolução gloriosa que extinguiu que tinha como preceito que a liberdade de um indivíduo cresce conforme o tamanho do estado diminui!

  • Joao Coutinho says:

    A revolução Francesa, 1789-1799, deixou como herança o sentimento de que a liberdade de um cidadão aumenta conforme o papel do estado se amplia!!! O Brasil sempre fracassou usando este conceito. Hoje li no Oglobo que uma gerente de hospital foi presa por culpa do estado. Um Juiz decretou sua prisao por não ter atendido um paciente!, Como podia se não existia leito!!!! 
    Saude, educaçāo, previdencia, infraestrutura… Alguem pode me dizer o que esta melhor?

     Prefiro a revolução gloriosa que tinha como preceito que a liberdade de um indivíduo cresce conforme o tamanho do estado diminui!

Deixe um Comentário