Archive for fevereiro, 2012

O Ipea a serviço de um partido político

Acumulam-se sinais de que o Ipea perdeu sua neutralidade técnica e está a serviço do governo e do endeusamento de suas ações. É o que se vê dos resultados da pesquisa sobre a qualidade de vida das famílias brasileiras. Na maioria das unidades da Federação, segundo o Instituto, houve melhora de 10% entre 2003 e 2009. O estudo foi feito com base nos dados do PNAD, do IBGE, para o mesmo período.

Claro, temos que comemorar os resultados, que indicam melhoras expressivas do acesso da população a postos de trabalho e ganhos de renda. Causa estranheza, todavia, o foco no período 2003-2009. Não por coincindência, é a época do governo Lula (os dados de 2010 não estão disponíveis, mas se estivessem o estudo cobriria precisamente os dois mandatos do ex-presidente). Estudos desse tipo não costumam fazer cortes relativos a determinados governos. O correto é adotar períodos de uma ou mais décadas, independentemente de se referirem a distintas administrações. O Ipea poderia ter incluído os anos de 2001 e 2002, mesmo que dissessem respeito ao governo FHC, pois a PNAD foi a campo nesses anos e os dados estão à disposição de quem quiser analisá-los.

O Ipea nunca foi assim. Criado no regime militar, seu fundador, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, sempre velou pela independência técnica do Instituto. São conhecidos os casos de estudos que criticaram a política econômica e o endividamento externo do período autoritário, como os desenvolvidos por Pedro Malan nos anos 1970. Agora, a impressão é a de que o Ipea se tornou um braço do governo, a postos para realçar seus supostos feitos. Além disso, diferentemente do seu passado, o Ipea passou a incorporar a ideologia nos processos de seleção e recrutamento de seus técnicos. No seu último concurso, os testes demandavam alinhamento dos candidatos às visões de mundo do governo e de certos segmentos da esquerda. É uma pena.

O estudo do Ipea está no Comunicado n° 131, que pode ser acessado no endereço http://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/120117_comunicadoipea131.pdf