Maílson da Nóbrega Economia e Política

Livros

MAILSON DA NÓBREGA: O Futuro Chegou

MAILSON DA NÓBREGA:
O Futuro Chegou

O livro "O futuro chegou - instituições e desenvolvimento no Brasil", publicado pela Editora Globo em 2005, é um ensaio que se propõe a difícil tarefa de responder à pergunta - para onde estamos indo? Na busca de uma resposta, Maílson da Nóbrega recorre, em primeiro lugar, à história. Remontando, na primeira parte do livro ('Como o Ocidente ficou rico'), às origens do capitalismo, ele se debruça sobre alguns momentos cruciais da história do Ocidente, para entender a formação do mundo contemporâneo. Em análise arguta, junta elementos que permitem entender como funciona o nosso mundo e, especificamente, como o Brasil se encaixa nele.

A tese do livro está associada à chamada Nova Teoria Institucional, que Maílson abraça - sempre de forma crítica. De acordo com essa perspectiva, o desenvolvimento não é fruto de políticas econômicas milagrosas, mas da existência e da consolidação de instituições fortes que permitam tanto o crescimento sustentado quanto a distribuição da riqueza. Na segunda parte de sua obra, Maílson aborda a história do Brasil, mostrando o modelo vigente até meados da década de 1980, em que o patrimonialismo e o personalismo dominavam a vida nacional e impediam a formação de instituições sólidas que pudessem embasar um modelo sustentável de desenvolvimento.

Mas, a partir da segunda metade dos anos 1980, com o colapso do nacional-desenvolvimentismo, foi se delineando um novo modelo, que já dá sinais claros de sua existência e de suas potencialidades - que, segundo Maílson, deve ir se substituindo ao antigo e será caracterizado por três elementos centrais - a democracia, a economia orientada pelo mercado, ancorada em fortes instituições, e políticas sociais focalizadas nos segmentos menos favorecidos da população.