BLOG

7 de mar de 2019 , 11h34

Os riscos dos tuítes do presidente

Jair Bolsonaro, presidente da República (//Reprodução)

Foi muito negativa a reação ao tuíte com o qual Jair Bolsonaro compartilhou o conteúdo de um vídeo obsceno e escatológico. A repercussão desfavorável ocorreu nas redes sociais e em análises de colunistas de política. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, desde a posse, ele usou essa via dez vezes mais para tratar de ideologia do que de reforma da Previdência.

Bolsonaro tem usado as redes sociais como via preferencial para transmitir mensagens à população. Reproduz, desse modo, a estratégia do presidente americano Donald Trump. Em ambos os casos, é enorme o potencial de erros de comunicação, mas seus efeitos tendem a ser mais prejudiciais aqui do que nos Estados Unidos.

Lá, manifestações presidenciais têm pouca ou nenhuma consequência no front doméstico, pois a economia é madura e as instituições são mais sólidas do que as brasileiras. O presidente não interfere na gestão macroeconômica. A política fiscal é definida pelo Congresso, via aprovação do Orçamento, enquanto a política monetária é conduzida de forma autônoma pelo Federal Reserve, o banco central.

O estrago dos tuítes de Trump tem mais a ver com a imagem do presidente e com o abandono do profissionalismo na gestão da política externa, pois ele tem desprezado a diplomacia nessa forma de comunicação. Os riscos estão nas relações internacionais.

No exercício de sua função, autoridades de alto nível não devem fazer declarações públicas ou participar de entrevistas à imprensa sem submeter-se a filtros dos órgãos de assessoramento direto e dos ministérios. Trata-se de ação prudente, pois tais autoridades não dominam todos os assuntos sobre os quais se pronunciam. Mais do que qualquer outro membro do governo, o presidente precisa passar por briefings antes de emitir opiniões, já que suas falas costumam ter repercussões.

Isso é mais relevante quando se considera que Bolsonaro ainda é inexperiente em gestão pública. Declarações efetuadas sob impulso e sem a ponderada avaliação de seus riscos podem ser danosas ao exercício da sua liderança. Foi o caso recente da conversa que ele teve com jornalistas, na qual admitiu que poderia recuar em pontos relevantes da reforma da Previdência, como o da idade mínima de aposentadoria para as mulheres.

Postar mensagens no Twitter, sem o recurso aos filtros institucionais que protegem o presidente de cometer erros, expõe o governo a sérios riscos, que podem influenciar negativamente os mercados, as expectativas dos agentes econômicos e o posicionamento da classe política. Em resumo, tuítes mal pensados podem corroer o capital político de Bolsonaro, prejudicando o debate e a aprovação de medidas cruciais como a da Previdência. É hora de submeter-se ao ritual próprio da liturgia do cargo.

← Voltar